28/03/07

Sessão cultural - Episódio 1

Olá!

Neste episódio, vamos fazer um Erasmus sem ter de sair do sítio, ou seja, é como aquela publicidade que havia do “vá para fora cá dentro”, mas ao contrário!
Após um ano, já teria muita coisa para escrever sobre o país e sobre o que tenho visto, mas acho que a parte mais engraçada é a cultura! Algumas das coisas de que vou falar só existem na zona onde moro, que é uma aldeia… Por isso, imagem o Alentejo e depois leiam. J
Hoje vamos falar das refeições!

Em relação a isso, bem que alguém podia um dia escrever um livrinho… a comida aqui é muito mais elaborada e com isso não quero dizer que seja melhor ou mais saudável, bem pelo contrário! Usam-se muitos molhos, muitos fritos, muita carne… Por exemplo, a salada de alface é servida afogada numa mistura de água, vinagre e uma pitada de açúcar, o acompanhamento preferido são umas bolas chamadas “knödel” que consistem numa massa feita à base de uma mistura de farinha de gérmen de trigo, água, ovos, leite e sal que depois vai envolver carne picada. Depois de formadas as bolinhas, passa-se por pão mal ralado e vão a cozer em água…sim, já sei, estão de água na boca… hehe

Também há as tais “knödel” para sobremesa, que em vez de terem carne no interior, têm fruta de conserva. Mas nem tudo é elaborado, o prato tradicional é um bife de porco ou de vaca panado, acompanhado de batatas cozidas e salada. E isso é bom… e é uma das poucas coisas de que gosto na comida austríaca!
Os horários das refeições são diferentes dos nossos, no sentido em que o almoço é ao meio-dia e o jantar por volta das 18 horas. Ao jantar não é hábito comer-se comida quente, é mais à base de carnes frias e pão. (Claro que nós em casa não alinhamos nisso hehe).
Nem toda a gente coloca toalha nas mesas de refeições, não há o hábito das “entrada”, passa-se logo para a refeição propriamente dita e raramente há sobremesa… E toda a gente come muito depressa! Ao domingo, vamos almoçar às vezes a casa da mãe do Thomie e chegamos, pontualmente, ao meio-dia (e eu ainda a pensar no pequeno-almoço!), sentamo-nos, comemos em dez minutos, a loiça é levantada da mesa, lavada e já está! Ao meio-dia e meia já estamos de volta a casa!

Ao início, achava um pouco estranho, mas já arranjei uma explicação super plausível para isto: a comida é tão mazinha, que só querem é engolir a comida depressa e pronto!
Mas em casa, o Thomie cozinha muito bem e só coisas de que gosto, coisas “normais”, nada de pratos típicos de cá, metemos sempre uma toalha na mesa (ou individuais) e até já come peixe (que é algo raro nos hábitos aqui)!
As sobremesas aqui são muito boas, os bolos e tartes porque são muito à base de fruta, mas só aparecem no Verão… porque a pastelaria daqui é super calórica, é tudo à base de natas, chantilly… e sobremesas de colher há muito poucas (acho que ainda não conheço nenhuma, aliás).

E pronto, hoje ficamos por aqui…
Não percam o próximo episódio sobre os hábitos relacionados com o nascimento de bebés, casamentos, aniversários e falecimentos! (Sim, porque até nisso, são diferentes!)

Sem comentários: