29/03/07

Sessão cultural - Episódio 2 (Festividades)

Olá! Bem-vindos ao episódio 2 desta emocionante série sobre os hábitos culturais na Áustria que eu estou a conhecer...
Vamos começar pela maneira como se encara o nascimento: de cada vez que um bebé nasce no seio de uma família, os amigos enfeitam a porta da casa dos pais (ou jardim) com uma cegonha grande, balões e uma faixa a informar que ali nasceu um bebé! Depois os amigos visitam os pais e o bebé em casa e entregam prendinhas, como é natural.
Quando alguém vai casar, também a(s) casa(s) dos noivos ) é decorada a preceito, com balões, flores e uma faixa… as festas de casamento incluem jogos que decorrem durante o evento, como adivinhas sobre os noivos, alguns homens tem de levantar um pouco as calças e a noiva, de olhos vendados, tem de adivinhar que pernas são as do noivo. Há, até livros sobre esses jogos que os convidados podem preparar para os noivos, que são à base de piadas sobre a história deles, ou por exemplo este jogo: os convidados preparam um álbum de fotografias antes do casamento, já com títulos como “o convidado mais velho e a convidada mais nova” ou “a noiva com o cozinheiro”. Alguns convidados recebem a tarefa de tirar determinadas fotografias para o álbum e estas serão coladas no álbum ainda durante a festa de casamento…! Outro jogo é que as crianças convidadas recebem dois lençóis brancos que devem pintar com digitintas e que serão oferecidos depois aos noivos. Ainda outro jogo que era capaz de ter piada: Cada convidado encontra no seu lugar um cartão fechado com um número, que só pode ser visto mais tarde. Durante a festa de casamento, vão ser retirados 12 números da tômbola e quem tiver os números sorteados, terá de fazer uma tarefa para os noivos no mês respectivo ao número que lhe calhou. Por exemplo, quem tinha o número 3, terá de fazer algo para os noivos em Março! Imaginam jogos que se fazem com cadeiras, com canções… há de tudo!! De resto, a noiva também veste branco, manda o bouquet e tal…

Quando alguém faz anos com um número redondo (30, 40, 50, etc.) surgem balões com a idade do aniversariante no portão do jardim ou porta de casa, uma faixa com um dizer qualquer… Resultado: toda a gente fica a saber as novidades! Se há festa de anos, é num restaurante típico e com jogos, como acontece nos casamentos, mas onde se brinca com a idade do aniversariante. Numa festa de anos a que fui, em que o aniversariante comemorava 50 anos, foi-lhe entregue um presente que ele não pode abrir e um dos convidados preparou um texto, em que dizia mais ou menos assim. Porque vais precisar de força para os poucos anos que te restam, vais passar o presente à convidada com os pés maiores… depois dessa mulher ter o presente, o narrador continuou a ler o texto “porque deves ajudar as mulheres, ela tem de passar o presente ao convidado com a maior barriga” e o presente dele andou a passear de mãos em mãos, sempre com frases deste tipo…

Quando alguém morre aqui, não vai a enterrar antes de 2 semanas… porque são colocados anúncios nos jornais e então é preciso tempo para que toda a gente saiba quem faleceu… quando o funeral, finalmente, acontece, as pessoas reúnem-se depois disso num restaurante e comem…e pronto!

Agora vamos à Páscoa, que está aí à porta!
Aqui a Páscoa é comemorada mais para as crianças, são escondidos ovos de chocolate no jardim ou no apartamento (para quem não tem jardim), que as crianças terão de encontrar na manha do Domingo de Páscoa. Além dos ovinhos de chocolate, ainda recebem uma pequena prendinha… eu recebi um leitor de MP3 no ano passado!)
Existe, inclusive, uma árvore de Páscoa! Sim, leram bem, uma árvore de Páscoa! São uns raminhos sem flores, que são colocados numa jarra e decorados com ovos verdadeiros pintados (normalmente, as crianças fazem isso com os pais, eu comprei os meus no supermercado hehe). Também se fazem bolinhos em forma de coelhos e há até quem pendure coroas de flores na porta e assim.

E o Natal é bem diferente do nosso…de tal maneira que o Thomie ainda está a recuperar do trauma do primeiro Natal dele passado em terras lusas!
O Natal aqui também é dedicado à família. Mas a rotina do dia 24 de Dezembro é muito diferente da nossa. As lojas, os cafés, TUDO fecha às 13 horas…até dia 27, porque o 26 é feriado aqui!)… se te esqueceste de comprar alguma coisa, AZAR!!!
Bem, então no dia 24, a família almoça algo ligeiro (ao meio-dia) e na parte da tarde vê-se televisão ou vai-se fazer um boneco de neve… à tardinha, alguém tem de sair com os miúdos, porque a árvore de Natal aparece como que por magia… mas só nesse dia!
As prendas são trocadas por volta das sete da tarde (porque os miúdos vão para a cama por volta das oito e meia ou nove). Também há quem só abra as prendas na manha seguinte.
As luzes de Natal na árvore são aqui consideradas “de mau gosto”, a tradição manda que sejam velas, sim velas verdadeiras!!!! Claro que são pequeninas e com um suporte próprio, mas já podem perceber agora porque há tantos incêndios urbanos no Natal!! Além disso, o Pai Natal aqui é uma figura non grata, o Menino Jesus é que manda aqui ;) O consumismo doentio de que sofremos ainda não chegou aqui...nem pouco mais ou menos! Por isso é que o Thomie ficou “chocado” com a quantidade de prendas que distribuiu no Natal com o meu cunhado e com a fartura de comida na mesa ;)

E pronto, foi mais um episódio cultural!

Não percam o próximo episódio… cujo tema ainda não descobri!

Bjs

Susy

Sem comentários: