26/03/07

Um ano















Hoje, dia 26 de Março de 2007, faz um aninho que vim para a Áustria.
Lembro-me do jantar que tive com a família e amigos na véspera e de estar completamente aterrorizada com a perspectiva de dar esse passo… foi como saltar de pára-quedas, sem saber se depois de saltar ele ia abrir… como dar um tiro no escuro, sem garantias…tinha o coração apertadinho e chorei a viagem toda… as hospedeiras nem se atreviam a perguntar se queria comer… Foi há um ano, há 365 dias… mas parece que foi há muito mais tempo…
Ontem à noite dediquei-me a fazer uma breve análise deste último ano… Por volta de Janeiro de 2006, na altura em que tinha de tomar uma decisão, lembro-me de ter feito uma lista de “Prós e Contras” e embora já não tenha a lista comigo, sei que nos “Prós” estava: ser feliz com o Thomie, aprender melhor a língua alemã, conhecer mais pessoas, traçar novos objectivos e um novo plano de vida, estar no centro da Europa…
Nos “Contras” lembro-me de ter escrito saudades. Saudades da família, dos amigos, dos bombeiros, da minha casinha, da comida, do mar, do “nosso” Sol.
Depois de um ano, não há muitas alterações, mas tenho mais alguns itens a acrescentar aos “Prós”, como me apercebi ontem: melhor emprego, melhor salário, melhor assistência médica, ter um jardim, estar feliz, estar noiva, dar aulas de português, já ter algumas pessoas amigas aqui, já saber onde comprar algumas coisinhas de Portugal (comida!), gostar mais de cozinhar agora, ter mais tempo livre, ler mais…
Aos “Contras” tenho de acrescentar a dor de passar momentos importantes para a minha família aqui, como aniversários e outros dias especiais… a Patrícia está grávida e não vou poder estar com ela quando o Edu nascer, nem sei quando o vou poder conhecer, a minha avozinha vai ser operada e não vou poder estar com ela, ao fim de um ano, vou ter de abandonar os bombeiros, o que me custa mais do que podia imaginar…
Mas a vida é feita de opções e, neste momento, continuo a acreditar que foi uma decisão acertada… Porque o Thomie não é só grande em altura, tem um coração enorme, um excelente sentido de humor, é um excelente namorado, amante, companheiro, amigo… posso sempre contar com ele e tem sido uma ajuda preciosa nos momentos em que a capa de Super-Mulher se amarrota… Temos uma rotina nossa de que gostamos bastante, combinamos tudo juntos, fazemos muita coisa juntos e aprendemos a apreciar a vida de casal juntos!
Ou seja, neste último ano conquistei mais coisas do que estava à espera, aprendi mais coisas sobre mim do que estava à espera, aprendi que sou boa dona de casa (mas não desesperada hehe), passei a sofrer da síndrome “Tuga”, em que qualquer jogo de futebol de Portugal passou a ser muito importante e a inchar de orgulho sempre que alguém fala do nosso País. No mês de Maio vamos assistir a um concerto da Mariza aqui em Viena… e eu que chateei tantas vezes o meu pai quando ele queria ouvir fado hehe
Mas se tenho conseguido ultrapassar alguns obstáculos e vencer etapas, deve-se ao apoio incondicional da minha família e dos amigos que não se deixaram vencer pela distância… só gostava que o raio dos bilhetes fossem mais baratos, para que me pudessem vir visitar…
Obrigado por não se esquecerem de mim!
Beijinhos a todos

Sem comentários: