15/05/08

Aprender português com música pimba

Ontem dei a última aula de um curso intensivo de português para estrangeiros, cujo tema era a preparação para as férias.
Foram apenas 4 aulas de 3 horas para 4 alunos.
Lá fizémos revisões e exercícios, depois mostrei-lhes um pequeno vídeo sobre Lisboa e arredores e o mapa de Portugal.

Dei umas dicas sobre o que deviam visitar e onde podiam comer ou sair à noite (já fiz um pequeno guia para dar aos alunos).
Depois veio a parte de que mais gosto: aprender a língua através de música! Ponho música a tocar para lhes mostrar um bocadinho de música portuguesa e para ver se eles já conseguem entender alguma coisa.
Ouviram a canção "O que tu és para mim" da Rita Guerra e "Amor a Portugal" da Dulce Pontes. Gostaram e até conseguiram perceber alguma coisa, uma vez que tinham a letra original com a tradução à frente!!
Mas como ontem lhes ensinei como se forma o pretérito perfeito, achei que não seria má ideia mostrar-lhes uma canção onde aparecem muitos verbos no passado e em que o vocabulário é simples... e qual foi a eleita para esta tão difícil tarefa (até porque só tenho uma canção pimba no portátil!!)?
Mónica Sintra com "Na minha cama com ela”, que tem um vocabulário simples, uma história engraçada e muitos verbos no passado! Foi um momento quase Kodak lol

1 comentário:

Carina M disse...

Imagino a cena, lolll.
Bjs