05/05/08

TEO 2008

Coincidência ou não, o meu centésimo post trata de um evento relacionado com os bombeiros :)
No sábado decorreu na Escola de Bombeiros da Baixa Áustria em Tulln a edição de 2008 do dia das organizações de protecção civil, denomindada TEO (Tag der Einsatzorganisationen). Estiveram presentes os bombeiros, socorristas (que inclui várias organizacoes, entre elas a Cruz Vermelha, Cruz Verde, Samaritanos, etc.), a Polícia e o Exército.
Nós participámos na montagem de um dos exercícios para os visitantes e jovens bombeiros (até aos 15 anos), a chamada pista de obstáculos nos concursos de manobras de cadetes. Passeámos por todo o recinto e lá consegui pedir uma máquina fotográfica emprestada... acabei por tirar 90 fotos!! Enquanto por lá passeava, lamentei muitas vezes não poder partilhar o que via com muitos dos meuas amigos bombeiros... porque sei que algumas das viaturas que lá vi também os ia deixar de boca aberta ;)
Há viaturas com portas de abertura automática, há viaturas para gigantes, há viaturas com bombas mais digitais que manuais, há viaturas que custam mais do que eu devo receber em 15 anos de trabalho, há uma viatura preparada para prestar socorro em túneis e em caminhos de ferro, que pode circular sobre carris e que pode ser dirigida em duas direccoes, há viaturas de intervenção para matérias perigosas, há viaturas só para o recarregamento imediato dos aparelhos respiratórios, com dispensários de sabonete e toalhas de papel...

Além disso, ontem de manhã fiz o meu juramento de bombeira na igreja... depois mostro fotos... mas continuo a achar que o meu juramento como bombeira de 3a classe em 2001 foi mais especial...































































































































1 comentário:

Carina M disse...

Bem realmente acho que em comparação com os equipamentos de cá, estamos a anos luz, e nós que agora até temos viaturas de imergencia medica (vmer) e Inem, se bem que são quase a mesma coisa.
Ser bombeira tb é uma coisa que me fascina. Gostava.
Bjs