30/04/08

Feira do Livro de Lisboa

Bem, aqui vai a actualização dos últimos dias:
Os meus tios chegaram de Paris na quarta-feira de manhã, andaram a passear, fomos jantar juntos e na quinta-feira fiquei em Viena para podermos ir buscar todos a minha mãe ao aeroporto na sexta de madrugada. Ela não sabia que os meus tios estavam cá, por isso, escondemo-nos e fizémos-lhe uma grande surpresa!! Depois do choque, ficou muito contente! O fim-de-semana em família foi óptimo, o tempo esteve bom, passeámos bastante e no sábado até houve barbecue no jardim, acompanhado de vinho Monte Velho!
A minha mãe trouxe-me muitos miminhos, incluindo umas fotografias muito especiais, uns brincos muito giros, um vestido que não me assenta bem porque não tenho um corpinho danone, pastéis de nata e alguns dos meus livros... :)
Por falar em livros, aproveito para fazer um manifesto contra as companhias aéreas que particam preços quase proibitivos... devia haver assim um bilhete especial tipo “Excursão à Feira do Livro”!!!
Adorava, gostava mesmo muito de poder repetir um hábito de tantos anos, que é ir à Feira do Livro de Lisboa, à noite, com a minha mãe. Desde que me lembro de ser gente que me lembro de ir à Feira do Livro (várias vezes durante o evento). A maioria dos meus livros preferidos de infância, adolescência e vida adulta, foram comprados lá... e isso dá-lhes um significado especial.
Gosto de começar pela exposição dos Livros do Dia, fazer uma bolinha no mapa a assinalar o stand dos livros que me interessam, percorrer lentamente, muito lentamente, aqueles corredores todinhos, recolher quilos e quilos de catálogos, pedir marcadores de livros que colecciono, tocar nos livros, senti-los, cheirá-los...
Sei que naqueles dias em que chegava a casa carregada de sacos, que me marcavam as mãos devido ao peso, chegava com um sorriso de orelha a orelha! Ao tirar os livros dos sacos, era como se os voltasse a ver pela primeira vez e passava tempos e tempos a folhear cada um. Depois escrevia o meu nome e a data em todos e arrumava-os na estante, por tema e por ordem alfabética, como ainda hoje faço. Em seguida, folheava os catálogos e assinalava os livros que gostaria de folhear na próxima visita à Feira.
Continuo a comprar muitos livros, mas a magia daquela Feira é única. Não será por acaso que é uma das poucas, se não a única, Feira do Livro que se prolonga por tanto tempo. Por exemplo, a Feira do Livro de Frankfurt, uma das mais importantes, decorre apenas entre 15 e 19 de Outubro.
Por isso, se alguém souber de alguma excursão para a Feira do Livro que passe aqui por Viena, é favor avisar :)

Outro assunto que não queria deixar de referir: o monstro de Amstetten. Não, os austríacos não são todos malucos, nem têm todos raparigas presas em caves, ok?
Infelizmente foram descobertos três casos de rapto muito sérios nos últimos dois anos... anda para aqui toda a gente chocada com o que aconteceu... a mim incomoda-me tudo, tudo na história... mas pelo menos desta vez o raptor/pedófilo/monstro está vivo para contar a história (por enquanto não vai contar mais nada, de acordo com instruções do advogado) e para sofrer as consequências daquele acto animalesco!!!
P.S.= Amanhã é feriado e vamos passear de bicicleta! Alguém quer vir?

2 comentários:

Hydrargirum disse...

Quando estamos longe, damos sempre valor a certas coisas que nem faríamos se em Lx estivéssemos...falo por mim...

Agora senti saudades de passear com bom tempo pela Feira do Livro...

Vamos andar de bicla é????:))

Jinhos:)

Celeste disse...

Aproveita então! ;)

E claro que malucos desses não há só na Austria... quem nos dera.

Beiji**