31/03/08

A Primavera chegou!!

(para amanhã já dão baixa de temperatura, mas enfim...)
Na sexta-feira à noite fomos a uma festa de anos de um casal amigo, que comemoraram o 40° aniversário. As festas de anos aqui sao muito diferentes das que conheco, em que basicamente há troca de prendas e comes e bebes.
Aqui também há comes e bebes e prendas. Mas há muito mais do que isso. Os amigos escrevem poemas engracados dedicados ao aniversariante, em que se relatam episódios engraçados vividos (bebedeiras mal curadas, momentos vividos juntos, etc.).
Por exemplo: a prenda é uma garrafa cheia de notas lá dentro... mas a prenda não é simplesmente entregue ao aniversariante! Há um jogo bem humorado antes disso em que quem dá a prenda (normalmente um grupo de amigos ou a família) vai lendo um poema, tipo:
“Agora que tens 40 anos, vais precisar de roupa nova para não pareceres tão velho! Por isso, comprámos-te uma camisa nova. Mas a mãe achou que era melhor lavá-la antes de ta dar e o resultado é este!! (e dão-lhe uma camisa de criança, que dá a entender que encolheu na lavagem). Depois fomos comprar uma garrafa de champanhe para comemorarmos este dia, mas o XXX (nome de um dos filhos) achou que era melhor provar o champanhe para ver se era digno deste momento tão especial... e acabou por se entusiasmar!!! (e dão-lhe uma garrafa de champanhe vazia)” e por aí adiante, até que lhe entregam o dinheiro, para que compre o que quiser!
Também é hábito, tanto nos casamentos, como nos aniversários, os convidados oferecerem-se para fazerem algo para os noivos/aniversariante. Na festa de aniversário a que fomos na sexta, a família deles organizou um jogo e fez circular uma cestinha com papelinhos com os nomes dos convidados. Foram retirados 7 papelinhos e o nome do Thomie também saiu. O jogo consistia em desempenhar várias tarefas no mais curto espaco de tempo, como por exemplo trazer 3 relógios (que iam pedir aos convidados) ou trazer uma vela acesa (que estavam nas mesas). À medida que iam sendo excluídos do jogo, os participantes ganhavam um prémio de compensação, que era favor um favor aos aniversariantes, um favor por mês. Ao Thomie, calhou-lhe ir limpar a neve da parte da frente da casa deles em Fevereiro de 2009. Entre as outras tarefas estavam: ir limpar-lhes os sapatos, ir limpar-lhes os carros, ir limpar-lhes as janelas, trocar os pneus de Inverno pelos de Verão, limpar-lhes a piscina...
O Thomie também escreveu um poema para eles e foi muito giro (ele andou na escola primária com a aniversariante e já é amigo dos dois há muitos, muitos anos)!
Voltámos para casa de bicicleta às 3 da manhã...

No sábado nasceu o André! A Marta mandou-me uma sms e fiquei tão feliz!! Ainda não o vi, mas sei que é lindo!! Fico à espera das fotos!!

Ontem esteve um autêntico dia de Primavera como já há muito tempo se aguardava... agarrei na minha almofada fantástica, em revistas, na cadeira espreguiçadeira e montei o acampamento no jardim... e com o solinho a bater de chapa, lá tive de ceder ao sacrifício de dormir a primeira sesta do ano no jardim..
Depois fui assolada por um ataque de jardinite e vai de pegar na tesoura de poda e nas luvas e começar a cortar e arrancar ervas velhas e feias, para preparar o jardim para a Primavera...
Hoje estou que nem posso com dores nas perninhas e nas costas.. é da idade!!!

Ontem fomos jantar a um restaurante asiático e comi wok de vegetais... estava óptimo!!!

Hoje também está um dia de Primavera... com a pequena diferença de já não poder estar no jardim, mas sim no escritório... Mas confesso que há dias em que até gosto de estar aqui, no meu local de trabalho! Gosto, pronto. Gosto da calminha que se instala (e permanece), que me permite ler, calmamente, os trezentos blogs que me fazem rir e sorrir, que me permite melgar a Cláudia o dia todo no MSN e organizar umas papeladas das aulas...
A médica é super simpática e hoje até me convidou para almoçar!

Sem comentários: