20/03/08

Páscoa

É quinta-feira, o primeiro dia da Primavera… e neva! Alguém se importa de pedir ao S. Pedro que deixe de jogar Playstation e preste atenção ao que se passa cá em baixo?!
Não há condições!
E eu a pensar que ia passar este fim-de-semana prolongado a ler no jardim... lá terei de me contentar com o sofá... 4 dias... inteirinhos... ai que chato!! ;)
Também vou aproveitar para fazer algumas limpezas (a minha terapia ocupacional) e para namorar muuuito :)
No domingo é dia de procurar ovinhos escondidos no jardim, que pelo ar da coisa, vão estar cobertos de neve...

No Alentejo, há o hábito de fazer um piquenique no campo na segunda-feira de Páscoa. Desde sempre que me lembro de irmos para junto do Rio Dejebe com a família: os meus avós paternos, os meus pais, a minha irmã, os meus tios e primos.

Este ano não vou passar a Páscoa à beira do ribeiro, a comer a tarte de amêndoas da minha tia e a dormir a sesta numa mantinha... é a segunda vez que isso acontece, depois de em 2006 não ter ido lá, porque me tinha mudado para cá há um mês. Este ano ainda pensei nisso, mas o bilhete era muito caro... e acho que ainda não teria forças para repetir o encontro, mas desta vez sem o meu avô. Vamos dar tempo ao tempo......

À medida que o tempo passa, mais certeza tenho de que a infância nos marca para toda a vida!
Não trocaria as férias no nosso monte alentejano por nada, foi lá que cresci, que aprendi muitas coisas, que aprendi a conduzir o tractor, que aprendi a viver sem luz eléctrica, sem água corrente, sem televisão. Tenho mais lembranças de infância no monte do que na escola, embora só lá passassemos as férias. Mais tarde, iamos para lá quase todos os fins-de-semana. Os meus avós moraram lá até ao ano de 2001. O monte foi comprado e está a ser renovado... mas façam o que fizerem lá, entrarei lá sempre com um nó na garganta e sairei sempre de lá de lágrimas nos olhos... lá diz uma canção do Rui Veloso: “Nunca voltes ao lugar onde já foste feliz”...

Boa Páscoa!!

1 comentário:

Carina M disse...

Deixa lá que por cá o tempo não está nada melhor.
Olha esse piquenique no Alentejo tb pode ser alterado é que nevou lá ontem, dá para acreditar??? não sei que que zona do Alentejo és, mas que tá lá frio, é o que dizem.
Bjs, e boa Páscoa