11/01/08

Sexta-feira

É sexta-feira, uma sexta-feira que antecede um fim-de-semana prolongado porque na segunda-feira é feriado no Japão e, assim, a Embaixada está fechada (ó que peeena!)

Hoje fui almoçar com uma amiga (comida chinesa, para ajudar à miscelânia cultural) e passámos o tempo a rir ao falar dos diferentes hábitos culturais com que nos deparamos aqui e com os que temos de aprender a viver. Por exemplo: Aqui é normal os casais fazerem férias separados, ou seja, além das férias em família, que todos conhecemos, ainda há uma semaninha em que um dos pais vai de férias sozinho ou com amigos enquanto o outro fica em casa com os miúdos... e quando um regressa, vai o outro de férias! Eu já tentei perceber isto, juro que me esforcei, mas não me entra na cabeça!
Depois ainda há o hábito de os homens fazerem “férias só de homens”, em que se juntam com os amigos e vão para uma qualquer casinha no meio de uma montanha (algo muito fácil de encontrar por aqui) onde falam, bebem, fazem ski, bebem, comem, bebem...
Escusado será dizer que o Thomie agora ganhou um conceito novo de férias: ou é em casal ou não há férias para ninguém! Não é difícil de entender, pois não? Ele também não achou ;)
À quarta-feira, há reunião/convívio nos bombeiros e o Thomie chega a casa às 22 horas (deve ser o primeiro a regressar a casa, mas também é o único que teve a sorte de casar com uma portuguesa hihi). Enquanto os homens estão nos bombeiros, as esposas ficam em casa com os miúdos e à quinta-feira invertem-se as posiçõe e as respectivas esposas reúnem-se também. É a chamada “noite das raparigas”, para a qual já fui várias vezes convidada, mas confesso que o conceito não me convence e que só fui uma vez... e chegou para perceber que não sou assim tão moderna como elas...
Será modernice viver assim tão à soltinha? Será que sou eu que sou demasiado conservadora? Ou será também por isso que a taxa de divórcios na Áustria é superior a 60%?
Eu, cá por mim, prefiro viver com os meus hábitos e já agora, impingir alguns (os mais saudáveis) ao Thomie ;)

Bom fim-de-semana

3 comentários:

sandro lopes disse...

Olá Susy. Pois é, a susaninha falou-me do teu blog e resolvi dar uma espreitadela. Não posso de deixar fazer o meu comentário.... eheheh. Concordo plenamente com o conceito de uma semaninha separados nas férias, é optimo poderes tar com os teus amigos(as) sem ter o maridinho(mulherzinha) ao lado. Já passamos o ano inteiro juntos mais as férias, não vejo mal nenhum em ter uns dias "só com os rapazes(raparigas)" para podermos beber uns copos, jogar playstation até doer os dedos (e todos sabemos q as mulheres têm alergia à playstation... dizem q os companheiros se tornam anti-sociais... não é verdade,, mas tb não vale a pena explicar pq vocês não percebem o conceito :). e vocês podem estar juntas para poderem fazer... lá o que vocês fazem qd estão juntas ... :) além do mais ainda há a vantagem das saudades q vão apertando e isso é sempre saudavel.... bjokas e tudo a correr neste novo ano para ti e a tua familia!!!

Paula disse...

Concordo inteiramente contigo!
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.
Os casais não se podem asfixiar e tentar estar juntos 24 horas mas, estarem juntos nas férias e sempre que possasm, é o ideal!
Bjs!

susy claro disse...

Olá amigos!
Fico contente por comentarem e o mais giro é que tenho de concordar com ambos... a história da playstation é, de facto, incompreensível para mim hihi, mas também sei apreciar uma tarde inteira passada só com amigas.
Só há algo de que custo a prescindir: passar a noite juntos!
beijos