08/04/08

Ler é sonhar de olhos abertos...

Quem me conhece, sabe que adooooro livros, adoro ler e dificilmente resisto a comprar um livro (ou mais) quando me deparo com uma estante de livros, seja num supermercado (coisa que cá não se ve), numa livraria, em feiras, em qualquer lado! Hoje, durante a hora de almoço, tive de ir a um alfarrabista buscar um livro que o Thomie me pediu para encomendar ontem, que por ter sido editado em 2001, só há à venda ou na Amazon ou em alfarrabistas. Entrei na loja e tive a sensação de ter entrado numa máquina do tempo, daquelas que via nos filmes há uns anos! A porta de madeira, alta, rangeu e eu entrei. O chão, de madeira velha, cedeu ao meu peso (nada de bocas foleiras porque aquele chão cederia ao peso até de uma top-model, embora eu tenha alguma dificuldade em imaginar uma top-model a entrar ali!). Vi-me rodeada de prateleiras com livros! Pensei: “Sim, devo ter entrado numa máquina do tempo e desci na paragem “Paraíso dos ratos de biblioteca”!
Vi um movimento pelo canto do olho. Não, não era uma vendedora, era um cão. Sim, um cão. Grande, peludo e com ar de preguiça. Só depois vi as duas vendedoras, sentadas atrás de secretárias mais velhas que o Pai Natal, uma delas fumava e nenhuma delas se levantou para me atender!! (Embora fosse uma máquina do tempo, pelos vistos há fenómenos que perduram no tempo!!) Atrás delas um sofá de 3 lugares tapado com uma manta. Eu até podia achar que era para dar um ar acolhedor ao local (que bem precisava), assim um ar de Fnac, a convidar os clientes a lerem um bocadinho... até podia achar, se o sofá não estivesse ocupado por dois belos basset hounds, que dormiam a sesta!
Lá comprei o livro e enquanto me dirigia para a porta só agradeci pelo facto de estar na hora de almoço e não poder ceder à tentação de tocar nas prateleiras, verificar os exemplares que guardam e, inconscientemente, verificar se estavam ordenados alfabeticamente e se os títulos estavam expostos na mesma direcção para facilitar a leitura dos mesmos (sim, eu faço SEMPRE isto!!).
Coincidência ou não, hoje convidaram-me para uma entrevista numa livraria para onde me candidatei como empregada. Acho que era um emprego que gostava muito de ter, mas o salário não é tão famoso como eu gostava e como as minhas facturas pedem... pena!
Lá terei de me contentar com o papel de compradora de livros.

2 comentários:

ganesha disse...

Parabéns pelo blog e fizesteme recordar os velhos tempos do liceu de walkman a ouvir os New Kids on the block :-))

Carla disse...

Engraçado que foi imaginar esse cenário de maquina do tempo com a tua minuciosa descrição ...Adorei !!

Bjs